![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg1g0Doj6Lx3tvBqmT0xwxC9fS9LvmIFgGcI_bvFM0hZCwWTyEWEsbVgOgSVHZXWLaiaOIToJD6BZLbXQuUOgi0rgY-jpQ_bZkkALrlvdLMBqEPx7UbB5lFxr8nMTLpWeEA5hg2t6mdbpY/s320/resize-0x0_pack-havoline-4-produtos-20121.jpg)
Correspondência de temperatura do ambiente e capacidade de manter a viscosidade adequada na partida para alguns óleos com as siglas de especificação de viscosidade SAE.
O primeiro número dos multiviscosos indica a viscosidade na partida com o motor frio (temperatura ambiente). Quanto mais baixo esse número, menor será o esforço do motor na hora de acioná-lo pela primeira vez no dia. Isso é particularmente importante em países onde a temperatura do ambiente fica abaixo de zero com frequência. O óleo deve ser capaz de se manter fluido em baixas temperaturas (e principalmente não se solidificar), para garantir que o motor consiga girar corretamente na hora da partida. Na medida que o motor vai aquecendo, passará a valer a viscosidade indicada pelo segundo número. Esse, por sua vez, indica a viscosidade à temperatura operacional de 100ºC. Quanto maior esse número, maior é a viscosidade quando o óleo está em altas temperaturas. Outra forma de entender os óleos multiviscosos é pensar em 20W40 como se fosse um óleo monoviscoso 20 (na partida) que não se afinará mais do que um 40 quando aquecido pelo trabalho do motor.
Já a classificação American Petroleum Institute(API)mostra o grau de aditivação do óleo,pois ele também ajuda a refrigerar e a limpar o motor.Atualmente os mais comuns são os produtos dos tipos SG,SH,SJ E SL.De acordo com a sequência alfabética,um óleo padrão SL oferece maior proteção que um SJ, e, assim por diante.A letra S(service)identifica os lubrificantes destinados a motores a gasolina,álcool e GNV.Os óleos para motores a diesel seguem a mesma lógica,mas com códigos diferentes.Eles são identificados pela letra C,enquanto a letra e o número seguintes indicam a especificação.Os mais comuns são CD,CE,CF-4,CG-4 E CH-4, o mais recente.
Mas lembre-se:o lubrificante ideal é o sempre recomendado pelo fabricante do carro e indicado no manual do proprietário.
No próximo post irei falar sobre a origem dos óleos,suas diferenças e a hora de trocar.Até lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário