O volante do motor é um disco de metal instalado em uma das extremidades do virabrequim.Ele tem três funções.A primeira está ligada literalmente a partida..O volante recebe do motor de arranque,engrenado nos dentes ao seu redor,o impulso inicial para fazer o virabrequim girar e o motor funcionar.A segunda é acumular energia cinética para dar um empurrãozinho a mais ao giro do motor nas chamadas fases passivas(admissão,expulsão e compressão).Quando ocorre a explosão da mistura ar-combustível,o pistão é empurrado para baixo e move o virabrequim,gerando o movimento do motor.Como o volante está fixo ao virabrequim,ele também vai girar.Graças ao seu peso,cerca de 30 quilos em carros de média cilindrada,a tendencia é que continue em movimento e impulsionando o giro do motor nas fases passivas.Sua terceira função é transmitir torque ao câmbio.Ao soltar o pedal da embreagem,o disco de fricção é pressionado contra o volante e pega carona no giro do motor,transferindo o torque ao câmbio e movendo o carro.
Assim o volante cumpre sua missão no funcionamento do carro.
Espero que estas explicações simples possam ter esclarecidos as dúvidas de algumas pessoas ligadas a mecânica automotiva.
Abraços a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário