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quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Origem e quando trocar o óleo do motor

QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE OS ÓLEOS MINERAL,SEMI-SINTÉTICO E SINTÉTICO?
Mineral e sintético são os tipos de origem que o lubrificante pode ter.No primeiro,o óleo é obtido através do refino do petróleo,enquanto no segundo ele é criado em laboratório.
A principal vantagem do produto sintético é a capacidade de manter suas características praticamente inalteradas durante sua vida útil,o que o torna recomendável para motores mais potentes ou que são muito exigidos no transito urbano.Já o lubrificante semi-sintético reúne características dos dois produtos por um preço intermediário.

NÃO ESTENDA O PRAZO

Não deixe de trocar todo o óleo do motor no prazo recomendado pela montadora.Saiba que,ao completar o nível,o óleo antigo continua no interior do motor e vai contaminar o lubrificante novo.Portanto,se você tiver colocado 1 litro de óleo há uma semana e o prazo da troca venceu,não vacile:substitua todo o lubrificante.

QUAL O PRAZO CORRETO PARA TROCAR O ÓLEO DO CÁRTER?

Só seguir o que consta no manual do proprietário.Nele, encontra-se dois prazos:um para condições normais e outro para condições severas.No entender das montadoras,normal é trafegar por vias livres de congestionamentos,com o motor trabalhando na temperatura ideal na maior parte do tempo.Condição severa,por outro lado,tanto pode significar rodar transportando a carga máxima quanto dirigir habitualmente por trechos curtos,inferiores a 8km,sem que o óleo atinja a temperatura ideal de 
funcionamento.

SUBSTITUINDO O FILTRO

O intervalo para troca do filtro de óleo consta no manual do proprietario e pode variar de acordo com a utilização do veículo.Quem trafega habitualmente em condição severa deve substituir a peça junto com a troca do óleo.Um filtro inutilizado não retém a sujeira que pode danificar seriamente os componentes internos do motor.
Em outra ocasião falarei mais sobre a lubrificação do motor dos automóveis.
Até lá.

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