Já quis aprender pelo menos o básico da direção com transmissão manual? Por sorte, os conceitos essenciais para começar a mover um carro manual e trocar as marchas qualquer um pode aprender. Esse guia vai ajudá-lo.
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Tente entrar no ponto morto. Coloque o cinto depois de entrar no carro. Enquanto estiver aprendendo, abaixe as janelas para ouvir melhor o som do motor e ajustar as mudanças de marcha de acordo com ele.
- O pedal mais à esquerda é a embreagem, o do meio é o freio, e o acelerador é o mais à direita. Essa configuração é a mesma, tanto nos carros de direção pela esquerda quanto nos de "direção inglesa"
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Aprenda o que a embreagem faz:
- Esse pedal solta o motor giratório das rodas giratórias e permite a você trocar de marcha sem raspar os dentes de cada marcha separada.
- Antes de trocar de marcha, é preciso pisar na embreagem
3Ajuste a posição do assento para frente o bastante para que possa pisar na embreagem até o final com o pé esquerdo.4Pise na embreagem até o final e segure-a. Essa também é uma boa hora para perceber como a viagem desse pedal difere dos percursos dos pedais de freio e do acelerador, e é uma boa ideia acostumar-se a soltar a embreagem de modo lento e constante.5Mova o câmbio para o ponto morto. Essa é a posição do meio que fica livre quando movida de um lado a outro. O veículo é considerado fora de marcha quando:
- O câmbio está em posição neutra ou
- O pedal da embreagem está totalmente abaixado.
6Dê a partida no motor com a chave, mantendo a embreagem apertada até o fim.
- 7Depois que der a partida, você pode tirar o pé da embreagem, desde que o câmbio esteja no ponto morto.
8Pise na embreagem até o final novamente e mova o câmbio até a primeira marcha. Ela estará na posição superior esquerda, e deverá haver algum tipo de esquema visual das marchas sobre o câmbio.9Lentamente, tire seu pé da embreagem até ouvir a velocidade do motor começar a cair, e então pise novamente. Repita esse movimento várias vezes até conseguir reconhecer o som imediatamente. Esse é o ponto de fricção.10Para sair do lugar, tire o pé da embreagem até que as RPMs (revoluções) caiam um pouco e aplique uma leve pressão no acelerador. Equilibre a pressão que aplica no acelerador com a que libera aos poucos da embreagem. Você provavelmente precisará repetir esse movimento várias vezes até encontrar a combinação certa. Outra maneira de fazê-lo é soltar a embreagem até o momento em que as revoluções do motor diminuem um pouco e então aplicar pressão no acelerador conforme a embreagem engatar. Nesse ponto, o carro começará a andar. É melhor deixar o motor revolver apenas o suficiente para evitar que ele morra conforme a embreagem é solta. O processo pode ser um pouco difícil no começo porque você está se familiarizando com os 3 pedais da direção manual. Fique sempre pronto para puxar o freio de mão e parar até que tenha aprendido.- Se você soltar a embreagem rápido demais, o carro vai morrer. Se parecer que o motor vai morrer, segure a embreagem onde ela está ou pise nela um pouco mais fundo. O excesso de velocidade do motor com a embreagem no meio do caminho desgastará as partes da embreagem cedo demais.
- 11Ao dirigir, quando suas RPM chegarem a cerca de 2500 a 3000, é hora de mudar para a segunda marcha. Lembre-se, no entanto, que o valor de RPM que será alcançado pelo tacômetro antes de ser preciso trocar de marcha depende bastante do carro que você está dirigindo. Seu motor começará a correr e acelerar, e você deve aprender a reconhecer esse barulho. Pise na embreagem e guie o câmbio para baixo, da primeira marcha até a posição do canto inferior esquerdo.
- Alguns carros têm uma luz de câmbio no velocímetro que indicará quando é necessário trocar de marcha para que você não faça o motor girar rápido demais.
12Pise bem de leve no acelerador e libere a embreagem devagar.
- 13Depois que colocar a marcha e pisar no acelerador, você deve tirar completamente seu pé da embreagem. Deixá-lo sobre esse pedal é um hábito ruim e que aplica uma pressão no mecanismo que pode desgastá-lo antes do tempo.
- 14Quando tiver que parar, tire o pé direito do acelerador, mova-o para o freio e pise nele o quanto precisar. Conforme for chegando a 16km/h, você sentirá que o carro está prestes a vibrar e sacudir. Pise na embreagem até o final e mova o câmbio para o ponto morto para não deixar o carro morrer.
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