A GASOLINA ADITIVADA TRAZ ALGUM BENEFÍCIO AO MOTOR?E A PREMIUM?
Vai de gasolina aditivada ou gasolina comum? Você já pensou em pesquisar qual a melhor antes de abastecer o seu carro?
Será que a gasolina aditivada vale a pena ou a comum já é boa o suficiente?
Gasolina aditivada x Comum: diferença básica:
A diferença básica entre as duas é que a gasolina aditivada possui aditivos de limpeza e dispersantes, logo percebemos que a vantagem do preço da gasolina comum pode não ser tão grande, tendo em vista que há o acúmulo de detritos no motor e no sistema de combustão com o passar do tempo.
Pra que isso serve?
A gasolina aditivada traz essa série de detergentes especiais que, misturados ao combustível, que trabalham para “limpar” todo o sistema do veículo. Logo, isso ajuda a evitar entupimentos. E também é bom para o meio ambiente, afinal, com as válvulas sempre limpas, seu carro polui menos.
Como saber qual o melhor combustível para o meu carro?
A potência de um carro já foi definida no projeto do motor. Portanto, o desempenho dele vai depender da gasolina. Diferenças bem legais que encontrei no site econômia terra:
Gasolina comum: A brasileira possui cerca de 25% de etanol em sua composição. Não possui corantes ou aditivos.
Gasolina aditivada: possui detergentes que evitam a formação das chamadas gomas e protege o filtro e as tubulações do veículo. Também mantém os bicos injetores limpos.
Gasolina premium: tem a maior octanagem entre as gasolinas vendidas, fator que permite melhor aproveitamento do potencial do motor.
Posso trocar da comum pra gasolina aditivada agora?
Se você for fazer uma “troca”, preste atenção: é recomendável que a troca para abastecimento comgasolina aditivada seja feita de forma gradativa. Porquê? simples, ao parar de usar a gasolina comum e começar a usar a gasolina aditivada (principalmente se você usa somente a comum há muito tempo!), pode causar algum entupimento nos canais de abastecimento. Isso acontece porque o detergente vai retirar muita sujeira ao mesmo tempo. Para evitar esse problema, que é recomendável começar misturando um pouquinho de aditivada à comum, aumentando toda vez que for abastecer.
Solução: misturar gasolina comum à aditivada?
As gasolinas comum e aditivada podem sim ser misturadas. Mas saiba que haverá uma diluição dos aditivos, causando uma redução do poder de limpeza do sistema de alimentação do veículo. Se a quantidade de gasolina aditivada for muito inferior a comum, esse pacote de aditivos pode até perder o efeito.
Melhor opção?
Sinceramente não é uma resposta definitiva. Cada carro é um carro. A resposta ideal que encontrei é que para saber qual combustível usar é dar uma olhada no manual do proprietário, que vem junto com o veículo. Lá diz qual é a melhor opção para abastecer seu carro. Mas aqui eu trago a seguinte afirmação: a Agência Nacional do Petróleo (ANP) afirma que, em grandes centros urbanos, onde é comum a situação do famoso “anda e para”, vale a pena abastecer o carro com gasolina aditivada. Entretanto, as vantagens são reduzidas consideravelmente quando as velocidades médias são altas, como em viagens. Neste caso,recomenda-se o uso da gasolina comum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário