O motor de arranque ou motor de partida é um componente importantíssimo do carro. Pois é ele o responsável por colocar o motor a combustão em funcionamento.
Após ter feito isso, o motor de arranque sai de funcionamento. Daí vem a alta durabilidade deste componente, ou seja, seu fator de serviço é baixíssimo.
Após ter feito isso, o motor de arranque sai de funcionamento. Daí vem a alta durabilidade deste componente, ou seja, seu fator de serviço é baixíssimo.
Sua função é transformar energia elétrica (proveniente da bateria) em energia mecânica rotacional (eixo de saída). O motor de arranque precisa ser forte o suficiente para, além de retirar os pistões no interior dos cilindros da inércia, realizar neles (não em todos) o segundo tempo do motor, a compressão. Após ter feito isto pela primeira vez, o terceiro tempo vem pela ação da vela e o motor passa a funcionar sem a ajuda do motor de partida. Veja sua vista explodida:
Mesmo sendo um elemento que trabalha pouquíssimas vezes num determinado período, Alguns comportamentos por parte do motorista pode levar a diminuição drástica de sua vida. Como por exemplo:
- Manter a chave virada por muito tempo ao dar a partida, quando o motor não liga normalmente.
- Acionar o motor de arranque quando o carro já estiver em funcionamento.
Em contra partia há algumas indicações que podemos ficar atentos de que o motor de partida apresenta algum defeito. São elas:
- Completo silencio ao girar a chave. Isto indica problemas na bateria ou nas escovas do motor.
- Muitos estalos rápidos ouvidos na partida é uma indicação de avaria no eixo Bendix ou impulsor.
- Zumbido constante e forte ao dar a partida provavelmente a não conexão entre o motor de arranque e o volante do motor. Devido ao fato de que a chave magnética não esteja acionando o pinhão.
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