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sábado, 10 de setembro de 2016
O que é câmbio tiptronic/
Tiptronic - é um tipo de transmissão automática, com recursos sofisticados de
eletrônica, que permite ao motorista optar por trocas de marchas manuais ou
automáticas. Inicialmente desenvolvido pela PORSCHE (Tiptronic é marca registrada
da PORSCHE) em conjunto com a ZF ( o modelo de câmbio ZF 4HP22, sua estréia
aconteceu no Porsche 911 Carrera 4, em19989. Possui acionamento através de
borboletas montadas atrás do volante ou na própria alavanca seletora no console,
proporcionou uma revolução no conceito de transmissão automática.
O sistema possui um moderno conversor de torque que possibilita ao condutor (piloto
creio ser o termo mais adequado!) guiar normalmente em D - drive ou optar pela troca
manual, bastando para isso deslocar para a direita a alavanca seletora e escolher a
programação: N -normal, privilegiando o baixo consumo; ou S - sport, objetivando o
máximo desempenho, desfrutando ao seu gosto, do prazer de fazer as trocas de marcha.
No console ou nas borboletas existem os sinais de "+" e "-" que representam as marchas
ascendentes e descendentes, respectivamente.
Este sistema, através de monitoramento eletrônico constante, mantém-se em conexão
com os demais sensores da injeção/ignição, ABS/ASR, corrigindo e aprendendo o modode guiar do motorista/piloto.
Ao selecionar a marcha, o sistema avalia os parâmetros de rotação, a programação (N
ou S),sensor de posição de borboleta, rotação e velocidade, aceleração linear e lateral,
escolhendo a melhor relação e o momento adequado para trocar as marchas. Sempre
com muita segurança, para que não haja excesso de rotação e a segurança do usuário
não seja comprometida.
Outras montadoras já possuem sistemas similares, AUDI e VW (ambas com
tecnologiacedida pela PORSCHE), ALFA ROMEO, BMW, CHRYSLER, FERRARI,
MERCEDES, dentre outras, já oferecem este plus aos seu sofisticados clientes.Particularmente no modelos BMW M3, o
câmbio adotado é um semi-automático seqüencial, que na verdade é uma transmissão
manual, com comandos eletro-hidráulicos de alta pressão e com alavanca no console
central. Parece um câmbio manual, mas seu funcionamento é automático. empurrandose
a alavanca para trás, marchas para cima; empurrando a alavanca à frente, comanda-se
a redução. É um sistema um pouco mais lento que os oferecidos pela PORSCHE E
FERRARI. Com os veículos de Maranello, o sistema foi desenvolvido na F1 355 de
1997, em conjunto com a Magneti-Marelli e levou 10 anos até se tornar confiável e
estrear nas pistas. Batizado de Selespeed, buscou fundamento nos câmbios da
CITRÖEN, especificamente o modelo DS dos anos 60, com comando
hidráulico.Também é uma transmissão manual de seis velocidades com acionamento
hidráulico de alta pressão (não é uma transmissão automática!). Possui ainda
embreagem eletrônica e monitoramento integrado da central de injeção, com três opções
de programação: totalmente automático, esportivo e semi-automático, todos vinculados
ao controle limitador de rotações e ao comando da suspensão ativa, garantindoesportividade, estabilidade e/ouconforto. O sistema utilizado pela FERRARI conseguiu
englobar as vantagens do câmbio automático e do manual em um só conjunto.
Por fim, outra variável do que já foi acima explanado, será lançada pela OPEL (braço
europeuda General Motors) no renovado Corsa. Batizado de EASYTRONIC, é uma
caixa manual, mecânica e seqüencial e não semi-automática como os apresentados
acima.
Continuously Variable Transmission - CVT - criado nos anos 50, com o nome de
VARIOMATIC, pelo holandês Van Doorne, na prática equipara-se ao câmbio
automático por não necessitar de trocas de marchas manuais; inicialmente equipou os
veículos DAF holandeses, popularizando o conceito mundo afora.
Basicamente pode ser assim definida: de acordo com a aceleração, um sistema
centrífugo acoplado a polias cônicas, de larguras variáveis, altera a largura das duas
polias (primária esecundária) simultaneamente. A medida em que as laterais de uma
polia se afastam, acorreia aprofunda-se em seu sulco; com as laterais mais próximas, a
correia desliza superficialmente, com movimentos contínuos e opostos, alterando a
relação de transmissão, chamado de relação infinita.Quando os discos estão separados
ao máximo, as correias descrevem uma pequena circunferência perto do centro da polia.
À medida que diminui a separação entre os discos, a correia descreve uma
circunferência maior, esta ação é realizada em função dos pesos centrífugos. Com esse
movimento, as polias variam o diâmetro de atuação da correia,alterando a relação de
transmissão, resultando em infinitas combinações a partir dos diâmetros pré-
estabelecidos pelo conjunto das polias.
De acordo com a aceleração imposta pelo condutor, um sistema hidropneumático
comanda a largura das duas polias, ajustando a relação de transmissão para as
exigências do usuário.
Numa velocidade elevada, em estrada por exemplo, reduzirá a separação entre os discos
da polia primária, aumentando a circunferência descrita pela correia, o que equivale a
uma marcha alta. Com auxílio pneumático, corrige-se a ação dos contrapesos
centrífugos,modificando sua atuação ou simplesmente interrompendo-a.
Seu grande problema era a baixa confiabilidade das correias, hoje com o auxílio da
NASA, desenvolveu-se uma correia metálica, reforçada com anéis de aço de alta
resistência, proporcionou a resistência que faltava, permitindo sua aplicação em veículos de qualquer potência.
modelos com esta opção de transmissão; dos compactos aos médios existem opções de
compra no velhocontinente. Um destaque merecido deve ser dado aomodelo AUDI A 6,
com motorização V6 e mais de 190 cv, desponta na categoria dos sedans de alto luxo,
incorporando esta opção de transmissão consegue acelerar mais rápido do que o modelo
eqüivalente com transmissão manual/mecânica.
Batizada de MULTITRONIC CVT e utilizando uma nova tecnologia construtiva nas
correias - elos chatos de placa - , parece ter proporcionado a tão sonhada confiabilidade ao produto. É esperar para ver!
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